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Os Jogos Boole e os computadores

Uma máquina só pode realizar uma tarefa quando esta é apresentada de um modo preciso, isto é, ela deve "saber" o modo exato de como deve agir. As linguagens naturais de conversação têm uma grande flexibilidade, polivalência de palavras, sentido figurado e, inclusive , subjetividade. Assim , a descrição verbal dos problemas destinados à solução pela máquina não serve, pois as linguagens naturais são prolixas e imprecisas. As máquinas atuais exigem que a formulação seja unívoca, concreta e precisa. A linguagem matemática é a que mais se ajusta a esta necessidade das máquinas eletrônicas. Com o aperfeiçoamento dos instrumentos algorítmicos (isto é, do uso dos símbolos, do jogo das fórmulas e dos meios de cálculo) podemos observar que a lógica é que melhor permite ao matemático dirigir e precisar o pensamento. Não há novidade em tudo isto, a novidade é a forma de tratamento deste assunto tornando-o acessível com pré-requisitos mínimos a qualquer pessoa e particularmente às crianças.

Uma das características fundamentais do processo desenvolvido com os Jogos Boole é respeitar o rítmo da aprendizagem dos alunos e suas possibilidades no momento do trabalho. Os resultados obtidos até agora são estimulantes tendo os alunos demostrado uma acentuada progressão na leitura e interpretação de textos não só nos conteúdos matemáticos mas em todas disciplinas, especialmente naquelas em que lhes são exigidos raciocínio , interpretações e resolução de problemas de qualquer natureza. Vide Revista do Professor, Porto Alegre 15(57 39:43 jan/março 1999.

Por mais sofisticadas que sejam os equipamentos de hoje, nenhum deles será utilizado na próxima década. Então, o que é preciso para que as crianças possam entender o futuro? Elas precisam aprender a pensar. "O raciocínio é comum a todas as ciências. Um método que proponha seu desenvolvimento deve se apoiar num elemento de igual grandeza. Este elemento é a lógica." Louis Raths em "Ensinar a Pensar" diz: "O trabalho do professor é proporcionar experiências ricas. As oportunidades para pensar estão nesta categoria. Existe amplo conhecimento verbal da importância do pensamento. Desejamos que nossas crianças pensem sozinhas, que se auto-governem, que sejam ponderadas e equilibradas em situações novas para elas, esperamos que sejam capazes de aplicar o conhecimento anteriormente obtido. Esperamos que sejam capazes de selecionar o certo e o errado na propaganda que se dirige a elas. Esperamos que apresentem idéias novas, invenções, novos sonhos. Esperamos que tenham uma atitude de reflexão em situações problemáticas. Por que desejamos tudo isso? Em parte porque pensamos que a sobrevivência depende de tais qualidades."Há quatro séculos atrás, Montaigne propôs um problema que continua pertinente até hoje:"Gostaria de ver alguém capaz de nos ensinar a atirar lanças, tocar flauta, ou julgar, sem que façamos exercícios dessas habilidades."

Hoje já é do entendimento de alguns que o ensino da Matemática não deve mais começar pelo número. Os fatos estão a impor caminhos alternativos. O cálculo proposicional (palavras ao invés de números) é uma Álgebra. Quem trabalha com palavras utilizando este tipo de cálculo está trabalhando com matemática mesmo sem saber.Temos que aprender a manejar a informação.

As máquinas para serem úteis necessitam de informações exatas.

É preciso algebrizar a informação!

Objetivo Geral:

Desenvolver o raciocínio lógico

Objetivos Específicos:

  • organizar as informações recebidas e processá-las
  • aprender a descartar as hipóteses não reais
  • classificar elementos de um mesmo grupo
  • estimular o interesse pela descoberta
  • trabalhar as relações de pertinência, inclusão e classificação.
  • estabelecer ligações com os conetivos lógicos AND, OR, NOT.
  • servir de suporte para a compreensão da leitura e estimular a produção de textos.
  • utilizar as estruturas matemáticas de forma sistemática como elemento facilitador para a compreensão dos modelos matemáticos e a sua aplicação em novos campos da aprendizagem servindo de elo de ligação na interdisciplinaridade.
  • propiciar o acesso ao computador

PÚBLICO ALVO

Este projeto pode ser aplicado em crianças da pré-escola a 8ª série

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