Carrinho de compras

Uma ferramenta na busca da formalização do pensamento

Inicialmente escolhe-se uma nova linguagem simbólica ou formal para exprimir a teoria em substituição a uma linguagem natural.

Posteriormente, organizam-se as assertivas da teoria dedutivamente, isto é, escolhe-se algumas assertivas como axiomas ou postulados a partir das quais as outras podem ser gradativamente obtidas.

Então, exprime-se as propriedades dos termos do universo do discurso através de novos axiomas até que o significado destes termos ordinários(fora do universo do discurso) e os princípios usados para decidir quando uma assertiva é conseqüência (lógica) de outras.

O resultado é uma teoria em que se abstraiu inteiramente o conteúdo ou significado dos termos restando apenas a sua sintaxe ou forma.

A teoria está então completamente formalizada.

Uma teoria formalizada contém uma primeira parte relativa ao universo do discurso em questão e uma segunda parte relativa a linguagem formal e aos princípios lógicos adotados.

A primeira parte é intrínseca à teoria, mas a segunda parte pode ser separada e usada novamente em outros contextos.

Um sistema formal consiste exatamente de uma linguagem formal e de uma abstração adequada para os princípios usados para decidir quando uma assertiva é conseqüência(lógica) de outras.

No desenvolvimento da Programação em Lógica, estes conceitos são importantes, pois um programa em Lógica, na sua forma mais geral, nada mais é do que uma teoria completamente formalizada e descrita por um número finito de axiomas.

Estas idéias dão suporte aos objetivos dos Jogos Boole que buscam através de formas concretas conduzir o indivíduo no processo de formalização de suas idéias.

Pode não ser uma tarefa fácil, mas é uma tarefa possível.

 


Voltar

Jogos Boole © 2024 - Todos os Direitos Reservados