Carrinho de compras

Os Jogos Boole e os sistemas hipotéticos-dedutivos

As histórias utilizadas nos Jogos Boole tem uma estrutura lógico matemática em que se apóiam para se constituírem em um sistema hipotético-dedutivo.

Nas estruturas não são obrigatoriamente feitas referências explicitas a qualquer assunto específico, e, se, conseguirmos descobrir as implicações que resultam dos axiomas, não será por causa das propriedades que possuem, porque eles indicam qualquer classe de entidades possíveis, com a única restrição de que devem "satisfazer", ou estar de acordo com as relações formais estabelecidas nos axiomas.

Nossas "hipóteses", portanto, consistem em relações consideradas como verdadeiras ainda que os termos sejam indefinidos, que podem ser qualquer coisa, contanto que o que eles simbolizam esteja de acordo com as relações estabelecidas entre eles.

Este procedimento caracteriza a moderna técnica matemática, e como veremos toma possível dar uma variedade de interpretações aos elementos indefinidos, e, assim, apresentar uma identidade de estrutura em diferentes conjuntos concretos.

Entendemos por "Estrutura Matemática" não obrigatoriamente algo expresso em números mas a relação interna essencial entre elementos componentes de um problema.

Este é o tratamento adequado porque na verdade isto é tudo o que a Matemática significa em si mesma.

No trabalho com os jogos apresentamos alguns exemplos de problemas solucionados pelos procedimentos booleanos.

 


Voltar

Jogos Boole © 2018 - Todos os Direitos Reservados