Carrinho de compras

Os Jogos Boole e a analogia homem-máquina

Os neurônios ou células nervosas são elementos que embora sofram influências elétricas, na sua ação fisiológica comportam-se como um jogo de “tudo ou nada”, de “sim” ou “não” de “1” ou “0”.

Esta analogia de comportamento do cérebro com a máquina levou a comparação entre o cérebro e o computador, mas na realidade o cérebro não é o análogo da máquina de computação, mas é a máquina eletrônica que produz um comportamento análogo a uma única função do cérebro que é a situação de um neurônio, situação esta que se traduz no estado de movimento (1) ou repouso (0) que o neurônio se encontre.

Isto, explica certamente porque temos todos e mais ainda as crianças não submetidas a procedimentos inibidores grande facilidade na assimilação dos procedimentos lógico-matemáticos do tipo booleano, embora não necessariamente saibam conscientemente que os estão utilizando.

Dessa analogia surgiu a idéia de utilizar os circuitos nas máquina de calcular eletrônicas que realizam operações no sistema binário.

Entretanto, para facilitar o operador da máquina, a entrada e a saída dos dados numéricos é realizada na forma decimal.

Para vencer esta dificuldade as máquina são equipadas com codificadores e decodificadores apropriados para realizarem as conversões decimal-binária e binária-decimal.


Voltar

Jogos Boole © 2024 - Todos os Direitos Reservados