A pedagogia cibernética e os Jogos Boole
Na chamada pedagogia cibernética procura-se dar um papel ativo para o iniciante para buscar o melhor caminho a partir de suas próprias escolhas e experiências.
Sugere-se um autodidatismo controlado em que deve haver espaços para a criação.
Nos Jogos Boole são utilizadas histórias que a princípio devem ser livres para depois tomarem a forma de matrizes no sentido matemático do termo com filas (linhas) e colunas em que a colunas obedecem a requisitos da estrutura trabalhada e as filas a classificação em categorias dos objetos. Não há uma passagem do caos para a ordem, mas como na vida diária e na ciência seguem-se exames, primeiro de forma aleatória e a seguir partindo de combinações possíveis a uma análise sistemática.
Partimos de proposições iniciais(Axiomas) e tiram-se conclusões (Teoremas) que devem se constituir em um todo organizado e coerente como exigência do método empregado.
Nas fases iniciais dos procedimentos a passagem da desordem para a ordem é sustentada com o uso de farto material concreto.
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