Carrinho de compras

A Matemática Digital

OS JOGOS BOOLE  Estes jogos podem ser vistos como uma técnica de organização das formas de pensar. Apoiados no trabalho de George Boole(1815/1864) a idéia inicial dos jogos fundamenta-se na teoria matemática dos conjuntos. Um dos objetivos dos jogos é utiliza-los na organização e/ou estruturação de sistemas. Eles se constituem numa combinatória e utilizam como “ferramenta” a Álgebra de Boole para conduzir-nos ao pensamento denominado formal indispensável na ciência.  Estamos gradativamente oferecendo aos que já se iniciaram neste processo detalhes do trabalho que estamos realizando há vários anos com bons resultados conforme depoimentos de profissionais de todas as esferas do ensino-aprendizagem.

O trabalho proposto tem características interdisciplinares e pretende-se que os seguidores desta técnica assimilem as noções elementares da Teoria dos Conjuntos, Álgebra das proposições e o tratamento adequado da informação.Com o uso cada vez mais generalizado do Computador esta técnica que utilizamos se torna essencial na construção dos programas para esta máquina. O conhecimento dos processos lógicos preconizados conduz a uma ocupação mínima da memória da máquina encurtando o tempo de processamento dos programas e produzindo uma grande economia em todas as fases do processo. Daí, a nossa confiança de que a medida que estes procedimentos forem plenamente compreendidos, despertarão grande interesse em todos os profissionais e empresários que transitam nesta área. Quando estes procedimentos são utilizados desde a infância maiores certamente serão as vantagens obtidas.

É possível desenvolver-se a capacidade de raciocínio desde que estimulada por motivações suficientes e adequadas a faixa de desenvolvimento da pessoa.

O século XIX foi a idade de ouro da matemática, foi neste período que surgiu uma verdadeira legião de grandes nomes da matemática e dentre eles George Boole, criador da álgebra que leva o seu nome e que é hoje ferramenta largamente utilizada na teoria da informação e na computação eletrônica.

Nascido de família modesta em Lincoln, Grã-Bretanha, Boole tinha só instrução escolar comum.  Com ele fica evidente pela primeira vez, a idéia de que a característica essencial da matemática não é tanto o seu conteúdo, mas a sua forma.

Se qualquer assunto é apresentado através de símbolos e de regras precisas de operação, sujeitas apenas à exigência de não contradição, tal assunto é matemática.

Os jogos que apresentamos são simples tratam de matemática, lógica elementar, Quadrados Mágicos e uma introdução ao Sistema Binário.

Os Quadrados Mágicos, se constituem em um passatempo matemático que vem atravessando os séculos e foram eternizados pelo pintor Albrecht Dürer(1471-1528), em sua obra “Melancolia”. Nos nossos jogos eles são utilizados para mostrar as formas de pensamento Aleatório, Heurístico e Algorítmico.


Voltar

Jogos Boole © 2024 - Todos os Direitos Reservados