Carrinho de compras

A importância do material concreto

A Psicologia alcançou um grande desenvolvimento nesta segunda metade do século XX. A mais notável contribuição para a psicologia cognitiva é atribuída a Jean Piaget.

Durante pelo menos três décadas os professores demonstraram grande interesse pelas etapas de desenvolvimento mental estabelecidas por Piaget.

Ao preconizar que a inteligência se constrói Piaget estabeleceu uma seqüência de etapas em que a etapa do pensamento concreto antecede a de pensamento abstrato necessariamente.

Para Piaget é da ação que a inteligência, o pensamento e a lógica derivam, pois a operação nasce da ação. A primeira característica das construções lógicas ou matemáticas é que são sistemas ou, se preferirmos, estruturas. Para compreendermos estas idéias precisamos atingir um nível de pensamento denominado por Piaget como pensamento operatório formal.

A característica do pensamento formal é de elaborar uma lógica que se baseia em proposições – o que a distingue da lógica das classes e das relações, que intervém no nível concreto e se baseia diretamente nos objetos.

Decorre daí que todos os jogos, e no primeiros níveis, os apoiados em material concreto, servem de alavancas para o desenvolvimento dos níveis superiores de pensamento necessários não só para o avanço das idéias matemáticas, mas também para a compreensão dos processos de aprendizagem de todas as disciplinas de um currículo básico.      


Voltar

Jogos Boole © 2024 - Todos os Direitos Reservados